Diplomado em permacultura

O Diplomado é um Curso Avançado de Design em Permacultura, com princípios e metodologias que seguem um programa padrão (criado pelos cientistas australianos Bill Mollison e David Holmgren), que garante a qualidade da formação de permacultores em todo o mundo. É uma formação teórica e prática em Permacultura, sendo mais amplo que o PDC. Possui carga horária de 200h (12 meses de curso), subdivididos em 4 trimestres. Os ministrantes introduzirão e abordarão os conceitos e elementos da Permacultura, (incluindo linha histórica e técnica), relacionando-os com paradigmas ambientais discutidos na atualidade, como: efeito estufa, poluição, agricultura orgânica, agroecologia, habitações sustentáveis, energias limpas, tecnologias alternativas, alimentação saudável, dentre outros.

 A parte prática do curso corresponderá a trabalhos referentes às disciplinas, onde o aluno deverá desenvolver projetos em sua casa e/ou comunidade, registrar (com fotos e vídeos) e enviar para os respectivos professores. Complementarmente, o aluno poderá aplicar os conhecimentos absorvidos virtualmente em uma imersão presencial no campus da UniPermacultura, a ser agendada em alguma data disponível durante o período letivo do Diplomado.

A Permacultura foi desenvolvida por Bill Mollison e David Holmgren, na Austrália do início dos anos 1970. É definida como um sistema de "design", que visa à criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos, em equilíbrio com a natureza, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna. A palavra “Permacultura” originou-se da expressão "permanent agriculture", porém devido à sua abrangência, foi substituída pelo termo "cultura permanente".

 O estudo da Permacultura não se enquadra em nenhuma disciplina, pois abrange desde arquitetura e design, até agricultura, ciências naturais, energias renováveis e economia solidária. O Sistema Permacultural estuda os reinos de forma holística, tratando também da parte de edificações e infraestrutura (água, energia, comunicações), bem como dos relacionamentos que podemos criar entre eles, conforme sua composição em um terreno.