DIPLOMADO EM BIOCONSTRUÇÃO

Este Diplomado é um Curso de Design em Bioconstrução que trata dos princípios e da metodologia da construção ecológica e da arquitetura vernacular e segue um programa desenvolvido por profissionais que atuam há mais de 12 anos em obras de bioconstrução e em sistemas permaculturais. É uma formação teórica e prática com carga horária de 200 horas , com acesso durante 12 meses e subdivididos em quatro trimestres.

Os ministrantes abordam os conceitos e elementos fundamentais das habitações e construções sustentáveis (incluindo linha histórica e técnica), relacionando-os com paradigmas ambientais discutidos na atualidade, como: manejo ecológico de materiais, reciclagem de resíduos, energias limpas, tecnologias alternativas e outros.

A parte prática do curso corresponderá a trabalhos referentes às disciplinas, onde o aluno deverá desenvolver projetos em sua casa e/ou comunidade, registrar (com fotos e vídeos) e enviar para os respectivos professores.
Complementarmente, o aluno poderá aplicar os conhecimentos absorvidos no curso à distância em uma imersão presencial no campus da UniPermacultura a ser agendada em alguma data disponível durante o período letivo do Diplomado.

 

Bioconstrução é o nome que se dá à forma de se construir que busca a harmonia entre a edificação e o ambiente no qual ela será inserida. A Bioconstrução através de seus processos construtivos encontra o melhor aproveitamento dos recursos, naturais ou não, necessários a sua constituição. Como também busca elevar o grau de interação dessa edificação com o seu entorno e os vários seres que a habitam.

Nosso Diplomado tem como objetivo formar Designers em Bioconstrução que atuarão com consultorias na área de elaboração e planejamento de projetos junto a profissionais da área e clientes nas construções sustentáveis em diferentes regiões geográficas e políticas.

 

O Bioconstrutor será capaz de projetar ambientes humanos sustentáveis  em várias escalas, como escolas, universidades e bairros, bem como implementar tecnologias sustentáveis e responder tecnicamente a demandas ambientais contemporâneas.